quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Onde Está a Felicidade?

"A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior." do Wikipédia

Quanto mais idade, mais tranquila a vida vai se tornando. Um estudo realizado na Universidade de Sydney, Austrália, concluiu que as pessoas encaram a vida de forma mais leve à medida que envelhecem e passam por emoções negativas. O resultado, segundo, os pesquisadores, derruba a crença de que o funcionamento do cérebro se reduz com a idade. A pesquisa foi realizada com 242 pessoas, homens e mulheres entre 12 e 79 anos.

Durante o estudo, eles foram submetidos a exames de ressonância magnética e tiveram a atividade elétrica do cérebro monitorada enquanto eram expostos a imagens de expressões faciais com diferentes emoções. As pessoas mais velhas demonstraram ter mais controle sobre as respostas do cérebro a emoções negativas do que os mais jovens.

Para os pesquisadores, as experiências pelas quais o idoso passa ao longo da vida, como as perdas de seus próximos amados, perdas com relação aos ideais de sua juventude, perdas de laços sociais, ao ser trabalhada vai permitindo a ele uma maior fruição da vida. Além disso, a psicanálise não perde jamais a perspectiva da singularidade, ou seja, a trajetória de um idoso nem sempre cabe na categoria geral "o idoso". Vale lembrar que, convidado por um jornalista a dirigir algum conselho aos jovens, o dramaturgo Nelson Rodrigues respondeu sem hesitar: 'Jovens, envelheçam...'.


Curiosidades:

1 - Jogar cartas, fazer palavras cruzadas ou sodoku mantém o Cérebro Ativo;

2 - Permanecer ao ar livre o máximo possível. A Vitamina D, muito importante para os ossos, dentes é proporcionada pelo sol (use Protetor solar);

3 - Caminhar e manter-se fisicamente ativo é bom e para o coração e para as pernas;

4 - Cantar – O exercício respiratório que fazemos quando cantamos é saudável e combate o stress;

5 - Tomar de 6 a 8 copos de líquido, todos os dias. Preferivelmente água ou suco de frutas coados naturais;

6 - Comer frutas e vegetais diariamente proporcionará saúde e vitalidade que melhorará a qualidade de vida;

7 - Uma casa segura e livre de riscos (Degraus, Objetos soltos, etc). Estas pequenas mas importantes atenções evitam machucados, escorregões, quedas e fraturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário