sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Para Viajar Mais


Desde 2007 o governo mantém o Projeto Viaja Mais Melhor Idade. Uma iniciativa do Ministério do Turismo que facilita e estimula brasileiros acima de 60 anos a viajar pelo país na baixa ocupação. O programa tem como objetivos aumentar o acesso do público idoso ao turismo, e de estimular o gosto por viajar, gerando inclusão social da turminha madura e emprego e renda nos locais de destinos.

Agências de Viagens credenciadas oferecem pacotes turísticos com a possibilidade de pagamento através de crédito consignado, os roteiros podem ter o valor parcelado em até 12 meses e os juros são inferiores a 1% pela Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Os aposentados que optarem usar o crédito consignado terão que apresentar os seguintes documentos na hora da compra do pacote: RG, CPF, comprovante de residência e de renda.

O valor emprestado não pode ultrapassar 30% do valor líquido mensal que o pensionista recebe. O aposentado poderá levar acompanhantes desde que esteja dentro do seu limite de crédito e que o acompanhante seja maior de 16 anos. Porém, o aposentado não poderá comprar um pacote para outra pessoa.

Um dos destinos mais procurados do programa é Tiradentes em Minas Gerais:

Tiradentes é uma das mais charmosas cidades históricas de Minas Gerais. Pequena, repleta de construções antigas muito bem conservadas, é um local ideal para passear, descansar e relaxar. Além da cidade, os turistas podem também conhecer as cachoeiras e belezas naturais da Serra de São José, onde Tiradentes está localizada.

Por ser uma cidade pequena, é possível conhecê-la toda a pé ou de charrete. Entre os pontos de interesse está a Matriz de Santo Antônio, que teve sua fachada esculpida por Aleijadinho e possui o interior repleto de ouro, uma das igrejas mais ricas do país.

Outro passeio interessante é a Maria Fumaça que vai até São João del Rei. O passeio acontece nas sextas, finais de semana e feriados e dura cerca de 40 minutos. As estações do trem ficam bem próximas aos centros históricos de ambas as cidades, conveniente para quem vai passar pouco tempo em qualquer uma delas.

Em épocas específicas do ano também ocorrem eventos que valem a pena conferir. Entre os principais, estão a Mostra de Cinema, o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia e o Encontro de Motos Clássicas.

Para saber mais sobre o Programa Viaja Mais Melhor idade, clique aqui!

Boa Viagem!

2 comentários: