sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VôVó

Pessoal, tem uma novidade ótima no site da Natura: uma linha especial para vôvós e netos. O site traz também algumas interatividades bem bacanas: um link para montar a sua árvore genealógica, escrever uma cartinha para os avós e um álbum de memórias.
Vale a pena conferir:

Eu começo em você

Eu continuo em você!

A Natura lança um produto para resgatar, reverenciar e celebrar as relações entre avós e netos.

Uma relação que envolve, acolhe e inspira.
Uma força que une os tempos e traz dimensão e significado para todas as gerações.

Inspirada na vida para inspirar a nossa vida!





Inspiração: A luz das estrelas. O nascer do Sol. A Lua e suas fases. O sol poente. Algumas belezas nem sempre são percebidas em nossa vida tão corrida. Falta tempo para nos aproximar mais da natureza. Falta tempo para refletir sobre nosso próprio tempo no mundo e perceber a importância de algumas presenças fundamentais para nós.


AVÓS E AVÔS EM OUTRAS CULTURAS


Nas cultura africanas, as avós e os avôs são as pessoas mais importantes da família. Na tradição Bantu, quando precisam tomar alguma decisão importante, as avós e os avôs se reúnem ao redor de uma árvore especial para se aconselhar com seus antepassados. Chamada de Árvore dos Antepassados, geralmente é plantada pelo homem mais velho da família.
Os povos Iorubás, que vieram para o Brasil do Benin, Nigéria e Toga, tinham em sua cultura a akpalô, palavra que significa "fazedora de alô". As akpalôs eram senhoras idosas que andavam de engenho em engenho contando histórias para outras negras e para os meninos brancos – eram "vovós negras" que ajudaram a transmitir sua cultura e a transformar a língua portuguesa. Muitas das palavras usadas pela linguagem infantil nasceram dessa troca entre akpalôs e os meninos brancos: dodói, miau, au-au, dindinha, pipi, bumbum.
As crianças indígenas têm uma relação muito próxima com suas avós e seus avôs. Com eles aprendem muitas coisas como, por exemplo, a cuidar bem da natureza, dos animais, dos rios e das plantas. Desde cedo, as meninas cozinham com suas avós e meninos e meninas aprendem muitas brincadeiras com os avôs.
Para os povos orientais, as avós e os avôs são considerados os guardiões do saber familiar e, por isso, têm um papel fundamental na educação de seus netos. Quando os filhos se casam procuram morar próximo aos pais, para que os netos convivam com os avós cotidianamente. No Japão, diz-se que a morada dos filhos deve ficar a uma distância dos pais que permita levar o missoshiro – sopa feita com pasta de soja – sem esfriar.


Um comentário: